A ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de sentimentos marcados pela preocupação excessiva, nervosismo, medo intenso ou constante de que algo negativo vai acontecer. Alguns desses sentimentos, quando passam a atrapalhar de forma significativa o nosso dia a dia, podem vir a se tornar um distúrbio e ocasionar problemas psicológicos e físicos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 264 milhões de pessoas sofrem com algum transtorno de ansiedade ao redor do mundo. No Brasil, eles atingem 9,3% (aproximadamente 19,4 milhões) da população, o que faz do nosso país o líder no ranking. Com o agravamento da pandemia, o Ministério da Saúde realizou uma pesquisa e ouviu 17.491 indivíduos na primeira fase da etapa de perguntas, e foi verificado que 86,5% dessas pessoas possuem algum nível de ansiedade.
Dentre alguns transtornos de ansiedade, o mais comum e frequente é o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), é um distúrbio caracterizado pela expectativa apreensiva, a insônia e a dificuldade de concentração, sintomas que perduram por seis meses no mínimo, causando sérios problemas.
Leia mais:
Causas da Ansiedade
A origem dos transtornos de ansiedade passam por variações de indivíduo para indivíduo. Alguns casos podem aparecer por desequilíbrios químicos do cérebro, pela falta de suporte familiar ou por traumas — principalmente na infância, adolescência, no trabalho ou por uma mistura de fatores.
A contribuição para a propagação desses transtornos têm relação direta com a família, amigos, colegas de trabalho, experiência de vida e relacionamentos em geral.
Algumas das principais causas são, a genética, evento traumático, doenças físicas, distúrbios hormonais, traumas de infância, abuso de substâncias e situações estressantes geradas por expectativa. Gerando dessa maneira, alguns fatores já mencionados como a insônia, estresse, sedentarismo e falta de lazer.
Alguns sintomas e sensações provocados pela ansiedade
A ansiedade, como toda doença, ocasiona alguns sintomas que muitas das vezes nós não conseguimos identificar. No caso da ansiedade, é comum a não identificação por parecer algo normal e corriqueiro em nossas vidas.
Alguns dos sintomas são:
Nervosismo.
Medo constante.
Descontrole sobre os próprios pensamentos.
Sensação de que algo ruim vai acontecer.
Preocupação excessiva e descontrolada.
Além dos sintomas psicológicos, a ansiedade também pode se manifestar fisicamente, com:
Náuseas e Vômito
Falta de ar
Tensão Muscular
Tontura e sensação de desmaio
Dor no peito
Formigamento
A prática do autoconhecimento no combate da ansiedade
Segundo a psicologia, o autoconhecimento significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. É uma investigação sobre si próprio para entender seus anseios, desejos, limites, forças e fraquezas. Além disso, o pensamento sobre o autoconhecimento significa fazer um mapeamento interno completo e, a partir dele, entender e definir quais são as nossas ações e para onde elas vão nos levar.
O processo para o autoconhecimento requer muita prática e dedicação, pois olhar para si próprio e reconhecer algumas fraquezas é delicado. Ao longo da prática, a mudança e análise sobre si próprio mudará alguns aspectos, fazendo com que seja possível um controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não.
Na ajuda para combater a ansiedade, o autoconhecimento torna-se um remédio que busca aliviar e trazer outro sentimento nesse processo árduo. Além disso, ao longo do processo qualquer tipo de comportamento que antes era causador de problemas, agora tornará você mais forte e confiante para as possíveis adversidades.
Como praticar o autoconhecimento
A prática e exercício para atingir o autoconhecimento pode acontecer de diferentes maneiras. O mais importante é fazer com que você se sinta bem e que aos poucos faça a diferença no seu cotidiano.
Alguns exercícios podem trazer grandes resultados e te ajudar positivamente com a ansiedade, são eles:
Meditação (Ajuda na diminuição dos pensamentos negativos, controla a ansiedade e reduz o estresse).
Terapia (Domínio melhor dos sentimentos, reconhecimento das atitudes e aprimora as habilidades).
Leitura (Aumento do foco e da concentração, estimula a criatividade e exercita o cérebro).
Ioga (Relaxamento do corpo e da mente, melhora o sono e alivia as dores corporais).
Escrita (Desenvolvimento constante da disciplina e criatividade e melhora na comunicação).
Benefícios do autoconhecimento
Partindo do princípio de que todas as práticas mencionadas são importantes para o processo de se conhecer e combater a ansiedade, os seus benefícios são imprescindíveis para você não perder tempo e praticar o mais rápido possível. Alguns deles são:
Deixar de ter medo das coisas e das pessoas.
Sentir mais confiança em si e nos outros.
Maior qualidade de vida.
Disposição para atividades que se propôs a fazer.
Com o objetivo de orientar e ajudar as pessoas no processo de conhecimento do assunto, Nós da Fly nos solidarizamos ao combate e ajuda da ansiedade, possibilitando com que todos possam praticar e seguir as dicas que foram dadas.
Dessa maneira, nós todos podemos identificar e ajudar algum amigo ou conhecido que possa estar passando pelo mesmo problema e não tenha o conhecimento necessário para solucioná-lo adequadamente.